segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resultado da enquete


Depois de algumas semanas de votos, segue abaixo o resultado da enquete: "Qual é a cidade que representa o falar culto do brasileiro?" As opções eram: Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A opção correta é: Rio de Janeiro. Pode-se comprovar essa opção por meio do livro "Como falam os brasileiros, (pág. 30)". As autoras afirmam: "De todo modo, na cidade do Rio de Janeiro, a escolaridade média de 8,2 é 2,7 anos acima da média nacional. O Rio de Janeiro representaria, por assim dizer, um denominador comum da realidade brasileira por ocupar dentro do país uma posição privilegiada, com a menor taxa de analfabetismo entre as 12 maiores capitais do país e com um em cada cinco adultos, pelo menos, tendo iniciado o curso superior. A escolaridade média da população é de 8,2 anos, taxa insatisfatória para os padrões dos países desenvolvidos, mas bem acima da média nacional de 5,5 anos. Esses dados de natureza educacional (publicados em O Globo de 12.5.2001) poderiam servir como argumentos na defesa de que a linguagem do Rio de Janeiro é o "padrão" nacional."



Queremos agradecer a todos que votaram em todas as enquetes e acessaram o nosso blog! 
Abraços virtuais a todos!
Equipe: Variantes do Brasil.
Postado por: Laís Aline, Myrella Araújo e Nícollas Abreu.

5 comentários:

  1. Nem imaginava que o Rio de Janeiro representa o falar culto, achava que era Brasília! Não é muito achar isto!
    Parabéns pra vcs.
    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Fábio, a equipe pesquisou a fundo como você deve ter notado. Eles aprenderam muita coisa e ensinaram também! Este é o papel do professor: ensinar e aprender.
    Gente, mais uma vez,
    Parabéns!!!!!!
    abrs,
    Aluiza

    ResponderExcluir
  3. MEU !!!!O RIO DE JANEIRO É O QUE O PORTUGUES MAIS CORRETO
    ÔOOO LOCOOO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kk o sul tem maior idh e sao mais politizados que o cudeste analfa funcional..o padrao no jornalismo e o de sp..o portugues correcto e o de portugal..houve no merdil o ke houve no latim corruptelas da ex metropole..e nenhuma corruptela e mais correcta que a metropole corrompida pelo pos 1823..o ne foi a ke mais recebeu colonos por seculos logo deve ser a mais proxima do portugues original pos separacao do galaico norte..o facto de a vdf subsidiada pelos federastas cartel da cia pos golpe defict alheio comercial imposto sustentando eles lhes dando mais salas mesmo decadentes nao ker dizer nada..entao se o rs um estado com alto idh alfabetizar 99% ou mais com seu accent passa a ser o padrao ou mais correcto ate ke lisboa?kk ridiculo e pseudocientifico

      Excluir
    2. Fonte o globo..entao se o zero hora ou a rtp dizer em causa propria tambem vale ou so quando tem algum golpe da cia por tras?..

      Excluir