sexta-feira, 17 de junho de 2011

MÚSICA E SOCIOLINGUÍSTICA?


Nesta postagem, aproveitamos a letra de música “Sodade, meu bem, sodade“ para abordarmos o estudo de variação associado à cultura e retomando questões já apresentadas em outras postagens do nosso blog.
Abordaremos questões léxico-fonéticas associando língua e cultura. Com isso, iniciaremos uma discussão referente à variação linguística, a fim de esclarecer que nos falares do Brasil o fato de existir uma variante padrão não significa que todas as outras variantes devam ser ignoradas e sim, valorizadas e utilizadas dependendo da situação comunicativa do falante.
Nessa letra que selecionamos, “Sodade, meu bem, sodade“, apresentamos um exemplo de como pode se ocorrer esta aproximação da música e da sociolinguística. Como poderá ser observada a presença de uma das variantes da nossa língua: a variante caipira.



Música:

Sodade, Meu bem, Sodade
(Dorival Caymmi)

Sodade, meu bem, sodade
Sodade do meu amor
Foi se embora, não disse nada
Nem uma carta deixô
E os óio da cobra verde
Hoje foi que arreparei
Se arreparasse há mais tempo
Não amava quem amei
Quem levou o meu amor
Deve ser o meu amigo
Levou pena, deixou glória.
Levou trabaio consigo
E arrenego de quem diz
Que o nosso amor se acabou
Ele agora tá mais forte
Do que quando começou

Título:
O tema da música - “Saudade“ - além de apresentar a variante linguística – Sodade - predominante na música, a variante caipira.
A partir do tema “Saudade“ pode-se, ainda, explorar o seu valor semântico que induz o leitor/ouvinte a imaginar outros termos de valor equivalente.

Escolha lexical:
A escolha do léxico que privilegia a variante caipira. Podemos apontar como traço marcante na música e retomar algumas das características dessa modalidade que apresenta alterações nos fonemas que compõem os vocábulos, como se verifica nos exemplos a seguir:

Variante padrão
Variante caipira
saudade
sodade
olho
óio
reparei/ reparasse
arreparei/ arreparasse
trabalho
trabaio
renegar
arrenego
está

monotongação/assimilação vocálica: /aw/ > /o/.
despalatalização/vocalização: /w/ > /I/

É importante destacar que a monotongação, redução de ditongo para fonema simples, é uma tendência comum na fala dos brasileiros, como, por exemplo, na realização fonética de deixou > dexô.
No título da música, “Sodade, meu bem, sodade“ podemos perceber um caso de monotongaçãosemivogal à base) do ditongo /aw/ na palavra saudade > sodade em o.

Com a análise dessa letra de música tivemos por objetivo que o leitor percebesse que podemos sim ter a música associada à análise sociolinguística. Desejamos ainda, mostrar a riqueza dos fenômenos linguísticos nos diversos planos da língua e demonstrar a riqueza da variação linguística.


Fonte: http://socioelinguistica.blogspot.com/2010/03/analise-da-musica-de-chico-mineiro.html 
http://www.jangadabrasil.com.br/julho47/al47070a.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dialeto_caipira

Postado por: Laís Aline, Myrella Araújo e Nícollas Abreu.

2 comentários:

  1. Oi,
    pessoal,
    não teria como vocês colocarem o áudio da música aqui, não?
    abrs,
    Aluiza

    ResponderExcluir
  2. OI,
    PROFESSORA,
    COLOCAMOS O VIDEO DA MÚSICA.
    ABRAÇOS DA EQUIPE.

    ResponderExcluir