sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia da Língua Portuguesa.


Por que o Dia da Língua Portuguesa no dia 10 de junho?
Esta data foi escolhida para representar o Dia da Língua Portuguesa, por marcar o aniversário da morte de Luiz Vaz de Camões, um dos maiores poetas portugueses. Ele faleceu no dia 10 de junho de 1580.
Camões conviveu com grande parte das aventuras marítimas dos portugueses, conhecendo e poetando também sobre as aventuras de seus antepassados. Esse dia também foi escolhido para ser o Dia de Portugal.
Cerca de 250 milhões de pessoas no mundo falam a Língua Portuguesa atualmente. No Brasil, estão 80% desses falantes.
O português é a língua oficial em: Portugal, Ilha da Madeira, Cabo Verde e São Tomé, Príncipe, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola e Guiné-Bissau,
A Língua Portuguesa é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais.

História da Língua Portuguesa
A Língua Portuguesa está espalhada por alguns continentes, como Europa, América Latina, África e Ásia. Isso se deve à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, que se misturou a hábitos e crenças diversas e acabou sendo enriquecida com novas variedades regionais.
Originada no latim vulgar, oral, que os romanos introduziram na Lusitânia, a partir de 218 a.C..
Após a invasão romana da Península Ibérica, todos aqueles povos, com exceção dos bascos, passaram a conviver com o latim, dá teve início ao processo de formação do português, espanhol e galego.
Até o século IX, a língua falada era o romance, uma espécie de estágio intermediário entre o latim vulgar e as modernas línguas latinas, como português, espanhol e frânces. Essa fase é considerada como pré-história da língua.
Do século IX ao XII, registros de alguns termos portugueses em escritos são encontrados, mas o português era basicamente uma língua falada. Dos séculos XII a XVI temos o português arcaico, e do século XVI até hoje, o português moderno.
A publicação do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, em 1516, marca o fim do período arcaico. Já o português de Os Lusíadas, de Luís de Camões, em 1572, marca o início da fase moderna, pois sua linguagem se mostra mais próxima do atual.

No Brasil
A Língua Portuguesa chegou junto com os portugueses através do descobrimento de nossas terras.
Os indígenas resistiram à imposição da língua dos colonizadores, mas foram promovidos contatos entre a língua portuguesa de Portugal e as diversas línguas indígenas, sobretudo com o Tupi. Esses contatos deram início às alterações do Português no Brasil, afetando apenas o léxico.


Postado por: Laís Aline, Myrella Araújo e Nícollas Abreu.

5 comentários:

  1. Excelente! Particularmente eu não sabia do dia da lingua portuguesa,os assuntos apresentados são ótimos e nos fazem refletir muito sobre a língua falada e escrita.Parabéns pelo trabalho. Bjos, Marinalva.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Trabalhos assim devem ser divulgados para estimular outos estudantes a pesquisar.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gente,
    eu só não digo que o blog de vocês está fantástico, porque tenho medo de vocês relaxarem, viu! Disse.
    abrs,
    Aluiza

    ResponderExcluir
  5. este trabalho foi muito bem feito. quem fez ta de parabéns!!

    ResponderExcluir