quinta-feira, 23 de junho de 2011

Museu da Língua Portuguesa?

Qual o motivo da indagação no título da postagem? Bom, eu creio que você, caro leitor,  já deva ter escutado sobre museus que realizam exposições de peças históricas ou de obras de arte contemporâneas. O fato é que nunca se tinha ouvido falar de um museu no qual a língua fosse assunto principal. Falando nisso, acredite, este é o primeiro museu do mundo dedicado a um idioma. Com a diversidade de livros encontradas nesse local, é possível observar as diferentes culturas do nosso país. São palavras do superintendente Antônio Carlos de Moraes Sartini:Museu da Língua Portuguesa contempla toda a diversidade cultural do nosso povo, do brasileiro, já que a língua é o elo da nossa cultura". Antônio Carlos afirma, ainda, que o museu traz uma maneira revolucionária de ensinar a Língua Portuguesa. São exemplos de escritores com obras presentes no acervo: Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Gregório de Matos. Este último é um dos escritores que apresentam uma linguagem "mais antiga", diferente de Clarice Lispector, que pertenceu ao Modernismo Brasileiro, sendo este um assunto a ser tratado pela Sociolinguística. Pode-se perceber também que, este museu, além da sala de aula, faz uma relação entre a linguagem e a educação. O vídeo com uma entrevista de Antônio Carlos de Moraes Sartini pode ser visto a seguir:



Como pode-se observar esse tema é bastante importante, não só para nós, estudantes de Letras, mas também para os admiradores deste idioma tão rico que é a Língua Portuguesa.

P.s: Caro leitor, não esqueça de acessar a nossa biblioteca virtual. Ela está atualizada! Agora você  pode encontrar nela alguns slides sobre essa disciplina completa, que é a Sociolinguística. Entre eles estão "Variação e Mudança da Língua Portuguesa", "TARALLO. relação entre língua e sociedade" e "TARALLO. A mudança lingüística".  Basta clicar em Links informacionais. Disponibilizamos um pequeno texto de Câmara Cascudo, é muito interessante! Veja também a nossa Biblioteca Virtual - Livros e Biblioteca Virtual - Vídeos. Divirta-se!

Postado por: Nícollas Abreu

3 comentários:

  1. Gostei do blog! Por isso, além de seguir, está incluído na "Lista..." do meu Blog LINGUAGENS - http://joaojorgereis.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Nicollas,
    sua postagem demonstra muita sensibilidade com a língua portuguesa.
    Parabéns!!!
    abraços,
    Aluiza

    ResponderExcluir
  3. Oi João Jorge, obrigada por suas palavras. Espero que goste também das nossas últimas postagens. Abraços da equipe.

    ResponderExcluir