Nesta postagem, aproveitamos a letra de música “Sodade, meu bem, sodade“ para abordarmos o estudo de variação associado à cultura e retomando questões já apresentadas em outras postagens do nosso blog.
Abordaremos questões léxico-fonéticas associando língua e cultura. Com isso, iniciaremos uma discussão referente à variação linguística, a fim de esclarecer que nos falares do Brasil o fato de existir uma variante padrão não significa que todas as outras variantes devam ser ignoradas e sim, valorizadas e utilizadas dependendo da situação comunicativa do falante.
Nessa letra que selecionamos, “Sodade, meu bem, sodade“, apresentamos um exemplo de como pode se ocorrer esta aproximação da música e da sociolinguística. Como poderá ser observada a presença de uma das variantes da nossa língua: a variante caipira.
Música:
Sodade, Meu bem, Sodade
(Dorival Caymmi)
Sodade, meu bem, sodade
Sodade do meu amor
Foi se embora, não disse nada
Nem uma carta deixô
E os óio da cobra verde
Hoje foi que arreparei
Se arreparasse há mais tempo
Não amava quem amei
Quem levou o meu amor
Deve ser o meu amigo
Levou pena, deixou glória.
Levou trabaio consigo
E arrenego de quem diz
Que o nosso amor se acabou
Ele agora tá mais forte
Do que quando começou
Título:
O tema da música - “Saudade“ - além de apresentar a variante linguística – Sodade - predominante na música, a variante caipira.
A partir do tema “Saudade“ pode-se, ainda, explorar o seu valor semântico que induz o leitor/ouvinte a imaginar outros termos de valor equivalente.
Escolha lexical:
A escolha do léxico que privilegia a variante caipira. Podemos apontar como traço marcante na música e retomar algumas das características dessa modalidade que apresenta alterações nos fonemas que compõem os vocábulos, como se verifica nos exemplos a seguir:
Variante padrão | Variante caipira |
saudade | sodade |
olho | óio |
reparei/ reparasse | arreparei/ arreparasse |
trabalho | trabaio |
renegar | arrenego |
está | tá |
monotongação/assimilação vocálica: /aw/ > /o/.
despalatalização/vocalização: /w/ > /I/
É importante destacar que a monotongação, redução de ditongo para fonema simples, é uma tendência comum na fala dos brasileiros, como, por exemplo, na realização fonética de deixou > dexô.
No título da música, “Sodade, meu bem, sodade“ podemos perceber um caso de monotongaçãosemivogal à base) do ditongo /aw/ na palavra saudade > sodade em o.
Com a análise dessa letra de música tivemos por objetivo que o leitor percebesse que podemos sim ter a música associada à análise sociolinguística. Desejamos ainda, mostrar a riqueza dos fenômenos linguísticos nos diversos planos da língua e demonstrar a riqueza da variação linguística.
Fonte: http://socioelinguistica.blogspot.com/2010/03/analise-da-musica-de-chico-mineiro.html
http://www.jangadabrasil.com.br/julho47/al47070a.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dialeto_caipira
Postado por: Laís Aline, Myrella Araújo e Nícollas Abreu.
Oi,
ResponderExcluirpessoal,
não teria como vocês colocarem o áudio da música aqui, não?
abrs,
Aluiza
OI,
ResponderExcluirPROFESSORA,
COLOCAMOS O VIDEO DA MÚSICA.
ABRAÇOS DA EQUIPE.