Dialeto é a modalidade de uma língua caracterizada por determinadas peculiaridades fonéticas, gramaticais ou regionais. Cientificamente este conceito é conhecido por "variação diatópica", "variedade geolinguística" ou "variedade dialetal”.
Dialeto regional é a forma como uma língua é realizada numa região específica. Então podemos perceber como uma mesma língua pode possuir diferentes dialetos. Por isso, não temos uma língua errada, pobre ou feia, e sim, DIFERENTE e RICA.
Vejamos algumas palavras:
(¹ falar típico do NE/ ² falar típico de outras regiões brasileiras)
(¹ falar típico do NE/ ² falar típico de outras regiões brasileiras)
→ abóbora¹/jerimum²
→ almôndega¹/porpeta²
→ ata¹/fruta do conde²
→ avoado¹/desligado²
→ abilolado¹/com o miolo mole, sem juízo²
→ abusado¹/chato²
→ banda¹/pedaço de alguma coisa²
→ bater a caçuleta¹/morrer²
→ bruguelo¹/bebê²
→ cabreiro¹/desconfiado²
→ catinga¹/mau cheiro²
→ coberta¹/lençol²
→ curiar¹/olhar ou observar com curiosidade²
→ danada¹/ pessoa inquieta
→ desimbestar¹/correr bastante²
→ desmentir¹/torcer o pé²
→ embuchar¹/engravidar²
→ menino¹/ guri²
Oi,
ResponderExcluirpessoal,
postagem simples, mas muito esclarecedora.
Continuem postando.
abrs,
Aluiza
Boa noite, encontrei este site e adorei. Contudo, sou catarinense, morei um tempo na Inglaterra e hoje resido no nordeste do Brasil. Fiquei abismada com a enquete a respeito de onde as pessoas falam mais "corretamete". Os próprios nordestinos sabem que aqui se omite fonemas nas palavras e se acrescenta onde não existe. Exemplo: bora (Vamos embora) e Subistantivo (substantivo).
ResponderExcluirEnfim, parabéns pelo texto!
Ah, cabide = cruzeta. assanhado - cabelo arrepiado. Entre outras!
Rio de Janeiro representa o padrão culto? No nordeste eles falam mais "corretamente"?
ResponderExcluire aí td bem, espero q vcs continuem postando pq isso serviu muito pro meu trabalho
ResponderExcluire aí td bem, espero q vcs continuem postando pq isso serviu muito pro meu trabalho...........
ResponderExcluirnao tem o mais ou menos correto.. existem formas diferentes de falar..
ResponderExcluirreal, assim ajudam aos que mais gostam de partilhar conhecimento com os outros e adquirindo assim a imortalidade intelectual............. edy dany mandlate de mozambique gaza NKULO......
ResponderExcluireu tenho um problema meu pinto é pequeno
ResponderExcluire um problema mesmo assinado:vitoria
ResponderExcluirSP CAPITAL TEM O FALAR MAIS CULTO DO BRASIL SEGUIDO POR SOTAQUES SULINOS, SÓ QUE OS SULINOS SÃO MAIS AFECTADOS QUE O PAULISTANO E NEM TODO SOTAQUE PAULISTANO PRESTA..SÓ AQUELE ESTILO AVENIDA PAULISTA E AQUELE ITALIANIZADO DO SUBURBIO, MAS NÃO AQUELE ESTILO JARDIM ANGELA..QUANTO AO NE FALAR MELHOR EM ALGUNS FONEMAS ISSO PROCEDE POIS SE PARECE MAIS COM O PORTUGUES DE PORTUGAL POR EXEMPLO NOS FONEMAS T/D NA SEMI-VOGAL I..QUANTO AOS XIADOS BRASILEIROS NENHUM DELES SE PARECE COM O XIADO PORTUGUES POIS TODOS ELES SÃO ARRASTADOS..
ResponderExcluirPor quê não fecha a sua latrina e deixa a nossa paulicéia desvairada em paz? Linguisticamente falando, não há superiodade de dialetos. Alías,ninguém é superior a ninguém. O preconceito seja ele linguístico ou qualquer forma dele, é fruto de mentes deturpadas.
ExcluirAGORA CLARO, OS PAULISTANOS SÃO VAZIOS..ELES PARECEM MUITAS VEZES TER ALGUMA CASTA PELO SOTAQUE MENOS PRIMITIVO A QUEM OUVE, MAS QUANDO VC VAI VER NÃO TEM CONTEÚDO ALGUM NO PAPO DELES OU SÃO POSERS PSEUDO-INTELECTUAIS OU MESMO SÃO DEGENERADOS DO POS-MERDA TENTANDO FALAR COMO ITALIANOS
ResponderExcluirLIXO DE JANEIRO TEM SOTAQUE DE GORILA SLVMESCO ALOGENO SUB-NOSTRATICO..NEM DE LONGE TEM O ACCENT MAIS CULTO, PELO CONTRARIO, ELES FALAM COMO AQUELES DROGADOS QUE NÃO TEM NADA NA CABEÇA, UMA BAIXARIA SÓ..
ResponderExcluir