sexta-feira, 3 de junho de 2011
O que aborda o Livro "Por uma vida melhor"?
Na semana passada, o site IG divulgou que o livro, ao tratar da diferença entre a língua oral e a escrita, afirma que é possível dizer, em determinados contextos, 'os livro ilustrado mais interessante estão emprestado'.
O material didático para jovens e adultos foi distribuído pelo MEC a 4.236 escolas do país e reacendeu a discussão sobre como registrar as diferenças entre o discurso oral e o escrito sem resvalar em preconceito, mas ensinando a norma culta da língua.
Para a ONG, o capítulo citado ("Escrever é diferente de falar") se propõe a apresentar ao estudante as diferenças entre a norma culta e as variantes populares que ele aprendeu até chegar à escola, considerando que o material é voltado ao ensino de jovens e adultos.
"Para que possa aprender a utilizar a norma culta nas mais diversas situações, o estudante precisa ter consciência da maneira como fala. A partir de então, poderá escolher a melhor forma de se expressar", diz a ONG, em nota.
A nota afirma ainda que é preciso "cuidado com a divulgação de matérias com intuitos políticos pouco educativos e afirmações desrespeitosas em relação aos educadores."
Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/educacao/2011/05/18/ong-diz-que-livro-distribuido-a-escolas-nao-ensina-erros.jhtm (Notícia do dia 18/05/11 - Acesso em 03/06/11)
Trecho do livro:
Postado por: Nícollas Abreu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi,
ResponderExcluirNicollas,
vejo que você e seus colegas estão trabalhando a todo vapor. Muito bem!!! A internet é um tesouro quando sabemos utilizá-la.
O texto acima traz pontos importantes sobre a discussão em torno deste livro. Continuem pesquisando!
abrs,
Aluiza