Programa do Jô Edição 24/07/2009
O dialeto paulista, é um dialeto do português brasileiro, foi classificado pela primeira vez pelo filólogo* Antenor Nascentes. É falado na cidade de São Paulo e também na Região Metropolitana de São Paulo. Foi tido como a provável pronúncia mais correta do português brasileiro em estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o estudo explica que tal fator pode ocorrer por sua presença na mídia, sendo o dialeto utilizado hegemonicamente na mídia de transmissão em rede nacional, pelo fato das grandes emissoras de rádio e televisão se encontrarem sediadas no Estado.
O dialeto paulistano é conhecido por englobar termos e palavras dos diversos idiomas falados por seus imigrantes (italianos, árabes, espanhóis, portugueses e provenientes de outras regiões brasileiras).
Curiosidades
Confira o significado de alguns termos usados em São Paulo: Farol = semáforo, sinaleira guia = meio fio holerite = contra-cheque carta de motorista = carteira de motorista mandioca = macaxeira, aipim mexerica = tangerina, bergamota, laranja-cravo mina = menina, garota, namorada bornal = saco para carregar mantimentos ou alimentos, embornal |
*Filologia: é a ciência que estuda uma língua, literatura, cultura ou civilização sob uma visão histórica, a partir de documentos escritos.
http://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2005/09/16/462284/dialeto-do-interior-paulista.html
Postado por: Myrella Araújo
Estou adorando o seu blog. Conteúdo e diversão! Assim aprender fica "mió di baum".
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirMyrella,
muito criativa a sua postagem. Adorei o material. Boa iniciativa. Parabéns!!!!!!!!!!! Ah, e pelo que vejo vocês já têm admiradores rsss.
Continuem trabalhando a todo vapor. Estou espiando tudo!
abrs
Aluiza
otimo video adorei,a telavisão brasileira também é infomação.
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirgostei tanto desta postagem que estou olhando-a de novo.
abrs,
Aluiza
Na verdade, isso já foi estudado e definido por filólogos em 1956:
ResponderExcluirMudanças nas Normas para a boa pronúncia da língua portuguesa no canto e no teatro no Brasil: 1938, 1956 e 2005
Onde posso encontrar informação da variedade inguística paulista??????.... preciso fazer um trabalho prático
ResponderExcluir